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segunda-feira, 23 de maio de 2016

Snack/gulodice paleo #2



Quem é que não gosta do belo do bolo de caneca? E quem é que não se fica a martirizar depois de o comer devido à bomba calórica que representa?

Bolo de caneca é aquele mimo que nos aquece estômago, que nos consola o palato, nos dias de pouco tempo e grande vontade de lambarice.

Esta foi a alternativa que criei, cumprindo os requisitos dos alimentos mais saudáveis. Dá pouco trabalho, fica pronto em menos de nada, e o sentimento de culpa não é tão grande.

Há mais que muitas receitas disponíveis mas o principal a reter é: não comprar os bolos de caneca pré-feitos e que estão disponíveis em espaços comerciais. Com o mesmo trabalho e muito mais saudáveis temos várias opções à escolha. Aqui fica uma delas:


Bolo de caneca


Ingredientes:

1 ovo

3 colheres de sopa de farinha de amêndoa

1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de óleo de côco derretido

1 colher de sopa de mistura de sementes (abóbora, girassol,…) e côco douradas no forno.


Misturar tudo muito bem com a ajuda de um garfo e levar um minuto e meio ao micro ondas.

Polvilhar com canela e saborear.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Alimentação infantil #2 - almoço/jantar



Aquela moça come como se não houvesse amanhã. Dificilmente fecha a boca e mesmo quando faz aquelas birras gigantes que me apetece pegar no prato, larga-lo na banca/copa, e correr para o canto mais escondido para parar de ouvir aquela chinfrineira injustificada, lá vai abrindo a boca
Passada a barreira do primeiro ano, aquela a partir da qual tem permissão para comer de tudo (com exceção dos doces e alimentos demasiado condimentados), vou testanto várias possibilidades para ver como reage.
Tenho a teoria de que é mais fácil aprender a comer de forma saudável desde pequenina do que andar a comer mal e porcamente mais de 30 anos e depois aprender tudo de novo e tentar tirar os maus hábitos do corpo – como é o meu caso.
Ao domingo enquanto faço as sopas e adianto refeições, quando posso, cozo legumes variados. Assim, depois de comer a sopa e a fruta se vir que ainda fica apetite, aqueço uns segundos e deixo-a explorar o mundo das cores com diferentes sabores. E desta forma também fico com trabalho adiantado para alguma refeição dela. Foi o caso da que hoje mostro. Uns legumes, à escolha, cozidos e quinoa e está feito.
Aqui não usei peixe, carne ou ovo porque a quinoa é considerada um superalimento e tem proteína suficiente para substituir as alternativas anteriores.
Quinoa com legumes
Ingredientes:
- quinoa q.b. (eu acho que pus 3 colheres de sopa) demolhada pelo menos 8h para cozer mais depressa;
- legumes cozidos (utilizei: bróculo, couve flor, cenoura e feijão verde) cortados em pedaços pequeninos;
- cebola pequena picada
- azeite
Num tachinho colocar a cebola picar e o azeite e levar ao lume até ferver.
Adicionar água e a quinoa escorrida (eliminar sempre a água de lavagem ou demolha). A quinoa vai absorver bastante água pelo que é preciso ir acrescentando.
Deixar cozer cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, para ficar bem molinha e adicionar os legumes. Misturar bem, desligar e servir.

A L. adorou e comeu esta pratada quase toda. Mais uma prova superada.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Almoço/jantar paleo #3



Se me perguntassem qual foi a coisa mais deliciosa que comi nos últimos tempos, aquela que só de pensar me faz babar, havia grandes probabilidades de ser esta receita.
É super rápida de preparar, dá pouquíssimo trabalho, e o resultado final é de comer e chorar por mais.
O mais difícil é dar-lhe nome. Bacon and meat lovers era uma boa alternativa mas acho que me fico por:

Delícia de carne e queijo envolta em camada de bacon

Ingredientes:
- Bacon fatiado q.b. (gastei cerca de 300g)
- 1Kg de carne picada (sugiro que no talho escolham a carne e peçam para picar. Se repararem nos rótulos das embalagens de carne picada, na lista de ingredientes, nunca consta apenas carne)
- 200g de mozarela ralado
- Colher de sopa de mel
- Molho de soja q.b.
- Sal e pimenta q.b.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Forrar o fundo de uma frigideira (que possa ir ao forno) com bacon. No caso de impossibilidade de utilização de frigideira optar por pirex/tabuleiro redondo.



Espalhar a carne picada e temperar com sal e pimenta. 

Adicionar o queijo mozarela.
Dobrar para dentro as fatias de bacon.

Numa taça misturar molho de soja com a colher de mel. Pincelar o bacon com este preparado.

Levar a frigideira ao forno durante cerca de 45 minutos.

Servir decorado com salsa fresca picada.