Avançar para o conteúdo principal

Vida maldita ou abençoada



O blog! Um escape, um refúgio do passado e um esquecimento mais recente.

Não posso prometer a regularidade de outros tempos, porque o espírito mudou muito, mas prometo novidades mais frequentes.

A minha vida transformou-se, recentemente, num tsunami. Atingiu-me, deitou-me ao chão e manteve-me lá por muito tempo com ferimentos muito profundos. O que se passou foi a maior tristeza da minha vida. Não há preparação possível para a situação em que me encontrei (e ainda encontro) e neste momento a minha defesa é não refletir demasiado sobre o assunto sob risco de me voltar a atirar para o chão e lá me manter.

Mas não posso fazê-lo. Não posso mesmo. Porque toda esta situação do meu irmão coincidiu com a altura em descobri que estava grávida. Grávida! Uma gravidez há muito desejada que chega no momento mais inesperado…

Uma gravidez que odiei porque me impediu durante semanas a fio de visitar o meu irmão. Contraiu a bactéria da meningite e por mais médicos que a minha mãe/pai/marido abordassem (a meu pedido insistente) a resposta era sempre a mesma: a gravidez é muito recente, os riscos demasiado altos, não autorizo a visita da irmã. Três semanas, TRÊS, em que me senti roída por dentro. Em que ficava no carro a aguardar enquanto outros cumpriam o meu direito, a minha obrigação, o meu desejo, a minha vontade, de tocar no meu irmão, de lhe dizer alguma coisa, de o sentir e de o fazer sentir-me. Tempos muito difíceis. Tempos em que (e esta é das confissões mais difíceis de fazer e, provavelmente, por muitos incompreendida) apenas desejei que me fosse tirada a vida que tenho dentro de mim (pela quase não sentia absolutamente nada) em troca pela vida do meu irmão (sangue do meu sangue e que amo desde que nasci). Queria o meu irmão comigo e estava disposta a tê-lo a qualquer preço. Podia nunca ter filhos desde que não visse os meus pais a viver este sofrimento e não o vivesse eu própria.

Não consegui fazer a gestão da alegria que devia sentir, por concretizar o maior desejo de toda a minha vida, em oposição à tristeza, à amargura, ao sofrimento, da situação do meu irmão.

Chegou o dia da ecografia do primeiro trimestre e consegui finalmente sorrir. Consegui sentir interesse pelo que me estava a ser mostrado – mas sempre com o peso da culpa de não ter o direito de sorrir. Aqui a principal culpada foi a reação do pai que ajudou, e muito, porque a sua felicidade era contagiante. Mas, ainda assim, não sentia ligação ou sequer alguma preocupação em especial.

Ouvi, nessa mesma ecografia, que estava tudo bem, dentro dos parâmetros normais, dentro do que era possível confirmar na altura. E percebi que tinha chegado o momento de partilhar a notícia no local de trabalho. A medo, sem motivo para recear, contei e percebi que o sorriso das pessoas que ficavam a saber era maior que o meu. A alegria sincera, a lágrima no canto do olho, fez-me encarar mais um pouco a realidade mas nunca deixando de a evitar.

Finalmente, não sei bem porquê, acho que não houve acontecimento específico nenhum que pudesse despoletar esta situação, sinto que entretanto comecei a fazer as pazes entre o que se passou com o meu irmão e a vida que estou a gerar dentro de mim. Consigo fazer mimos à barriga na ténue esperança de que o bebé os sinta e até me começo a preocupar com a altura em que devo dar-lhe a chupeta pela primeira vez. Olho para a barriga e percebo que tenho aquele que será o maior amor da minha vida independentemente de toda a merda que possa acontecer a toda a volta. E todos sabemos que não devemos deixar passar o amor da nossa vida sem a devida atenção.

O meu irmão faleceu. Sinto que o que fiz não foi suficiente; tenho a sensação de que fui cega a algum pormenor que o podia ter salvado. Mas reconforto-me com o facto de saber que parou de sofrer e foi para um lugar, que acredito ser, melhor. Nunca na minha vida experienciei uma dor tão profunda, um sofrimento tão desesperante mesmo com o conforto de saber que foi o melhor que lhe podia ter acontecido. Sei que tenho que me despedir dele mas é tudo ainda demasiado recente. Sinto um luto que não compreendia e uma saudade que ainda me surpreende. Restam-me as lembranças, as gargalhadas e as lágrimas, os abraços e as chatices que vivemos e que não me cansarei de relembrar.

E vale-me o facto de conseguir cumprir o que mais me pediu nos últimos anos: um/a sobrinho/a que ao longo da sua vida vai ouvir falar muito sobre o tio A. (maluco) que não conhecerá pessoalmente mas do qual saberá muitas histórias.


Comentários

  1. Esteja onde estiver, o nosso Bibe estará sempre orgulhoso da Irmã que tem, a Irmã que sempre fez, faz e fará tudo o que puder e o que está ao seu alcance em prol do bem estar dos que lhe são queridos, pondo esse objectivo à frente detudo o resto, até mesmo à frente dos próprios objectivos.

    Como ele disse, numa das suas ultimas conversas, " Tenho mesmo orgulho na minha irmã!".

    Nunca será esquecido, e a sua memória permanecerá bem viva dentro de nós e, farei questão, que esteja também presente na do Nosso Filho.

    Tudo o que passaste, e ele na primeira pessoa sentiu, fará dele um lutador, com personalidade forte e seguramente uma força da natureza no que concerne a resistir a dificuldades e dar apoio a quem mais precisa.

    Sairá à Mãe, e disso muito me orgulharei!

    RP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho muito para responder... :)
      Só agradecer o teu apoio e compreensão neste período tão difícil - foram primordiais.
      Espero que também saia à mãe no que respeita a gostos futebolísticos! :P
      Beijo... e obrigada!

      Eliminar
  2. Quase todos os dias passava por aqui, na esperança de algo diferente, de melhor, positivo.
    Lamento profundamente ter sido este o desfecho, e quando comecei a ler, confesso que ainda tive esperança de boas novas...
    Neste momento de dor, tenta encontrar conforto na vida que carregas, e te foi dado o milagre de gerares, ela será a tua luz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras. Mantive esperança quase até ao final mas por muito que custe temos de enfrentar que esta é a realidade.
      Este milagre tem agora o privilégio de um anjo da guarda muito especial e é nisso que refugio alguma dor.

      Eliminar
  3. Lamento imenso. Quando vi a imagem da ecografia no feed e enquanto lia o post torcia por um outro desfecho. Apesar de ser agridoce, a vida que tem agora dentro de si é uma nova força, uma luz (como a 43 e picos diz) para continuar o caminho ... Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nina. De alguma forma acho que se vai traduzindo no meu refúgio e na minha origem de força. Tão pequenino/a e com tanta responsabilidade... :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  4. Que post tão intenso! Lamento a perda (que não é total, porque as memórias ficam) e não imagino a dor que deve ter acarretado. No entanto, parece que a notícia deste rebento a gerar-se veio trazer alegria à família! Muitos parabéns! Com apenas alguns meses de gestação e já a apoiar a mamã.... ;) e como disseste num comentário, o bebé tem um anjo da guarda especial... Adorei, lindo!!!! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras. E obrigada pelo apoio! É verdade... às vezes acho que já lhe estou a pôr demasiada responsabilidade em cima dos ombros... mas neste momento é o que de melhor tenho. Muito obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.