Avançar para o conteúdo principal

O que Conga é que é… ou era!



Este fim-de-semana, a pedido do meu irmão, lá fomos matar as saudades da bela da bifana.
Desenganem-se aqueles para os quais uma bifana é uma fêvera frita ou grelhada no pão. Nada disso! A Bifana é carne de porco (também utilizada em fêveras) cortada quase da grossura de uma fatia de fiambre e bem cozinhada num tacho, num refogado delicioso, e bem regada com picante.
No Porto, a bifana é automaticamente associada ao Conga. Ir ao Porto e não provar (quem conseguir evitar comer 2 ou 3 de uma vez só) a bifana do Conga é um fraco.
Para mim é associado aos tempos de estudante. Lembro-me de fazer diretas de 6.ª para Sábado, ir ao exame e depois passar no Conga para dar cabo do estômago antes de ir para casa pôr o sono em dia. Mas por acaso já não ia lá há algum tempo.
Quando lá chegamos não fiquei com a melhor das impressões. Aquele ambiente de tasco, com meia dúzia de mesas meias manhosas e ambiente quase familiar, em que o dono (um senhor já idoso) andava pelas mesas a distribuir flocos de neve, foi substituído por um restaurante com 3 andares de salas de refeição, lista para escolher e um ambiente tipicamente comercial.
Éramos 3 e quando nos atribuíram uma mesa numa grande sala em que apenas 2 mesas estavam ocupadas pedi, se possível, para irmos para uma mesa encostada à parede (sim, é uma panca minha!). Resposta imediata: não podia porque todas as outras mesas estavam reservadas. Todas. Podia ter perguntado pela placa informativa e durante a refeição podia ter perguntado à funcionária se ela achava que eu era inocente ou simplesmente burra mas estava ali para divertir e não para me chatear.
Face a tudo isto receei que as bifanas tivessem perdido qualidade mas, verdade seja dita, eu estava redondamente enganada. Estavam tão boas, mas tão boas, que até me escorre água pelos cantos da boca só de pensar.
Também há sempre espacinho para umas papas de sarrabulho que estavam igualmente divinais mas que me esqueci de fotografar.
Só tenho pena de ter perdido aquele ambiente tão típico mas ainda assim recomendo vivamente.
Ah! E lá não há príncipes – só reis! 



Para quem quiser experimentar:

Rua do Bonjardim, 314 - 318
4440-452 Porto - Portugal

Contactos: 222 000 113 / 969 637 441

Horário de funcionamento:

2ª e 3ª Feira - 09:00H - 24:00H
4ª a Sábado - 09:00H - 02:00H
Domingo - 11:30H - 24:00H

 

 



Comentários

  1. Eu acho as do Astro (cafezinho/tasco) as melhores!! É em frente à estação de Camapnhã!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, sim senhor! E combinares para lá irmos? Isso é que era.
      Por acaso não conheço nem nunca ouvi falar.

      Eliminar
  2. bolas.. a esta hora, sem lanchar e ler este post, já estou com água na boca :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.