Avançar para o conteúdo principal

Escravização



Nas últimas semanas tenho passado muito tempo no Centro Hospital de Gaia e Espinho. Quem lá tenho diz-me que todo o serviço tem sido irrepreensível; desde médicos a auxiliares, enfermeiros – nada a apontar.
Ontem houve greve dos enfermeiros neste hospital e quando lá cheguei, à noite, nem reparei num grande cartaz afixado. Mas no retorno ao carro deparei-me com a seguinte mensagem:
Este hospital escraviza os seus enfermeiros.
E senti uma espécie de baque. Porque é um assunto que de facto me preocupa.
Antes de mais que me perdoem os enfermeiros deste país mas não encaixo a reivindicação das 35 horas de trabalho. Todos – TODOS MESMO – devem trabalhar 40 horas por semana e não consigo identificar motivos para esta categoria profissional ter tratamento diferenciado.
Mas por outro lado, e isso também considero escravização, discordo completamente dos turnos de 16 e 24 horas non stop. Estamos a falar de pessoas antes de mais; que lidam diariamente com o bem mais precioso de qualquer um de nós; e por muito bom que seja um enfermeiro ao fim de 20 horas a capacidade de trabalho não é nem parecida com a que tinha ao fim de 5 ou 6 horas. Acho que faz todo o sentido turnos de 8 horas e a contratação de mais enfermeiros para não sobrecarga dos que já lá estão.
Não percebo porque vemos todos os dias enfermeiros a tentarem a sua sorte num noutro país quando existe tanta falta de profissionais cá; porque esta é a causa de andarem a fazer uns turnos atrás dos outros e preencher lacunas deixadas por outros colegas (ou ex-colegas!).
Quanto a salários não acrescento grande coisa. É altura de apertar cintos. Comparativamente com os privados sempre se tratou de uma camada privilegiada que vê agora alguns privilégios a desaparecem. Não coaduno com injustiças mas também não concordo com aumentos porque sim. Quem lá está sentirá as suas e acredito que hajam queixas mais que justificadas.
Aquilo que não me é concebível é esta crise de princípios que paira neste país. Em que pessoas que lidam com a saúde se queixam de escravatura. E isso acho inadmissível. Enfermeiros e tantos outros profissionais merecem ter todas as condições que lhes permitam prestar um bom serviço. E quanto a cortes acho que têm sido e continuam a ser aplicados muitos, alguns deles devidamente, mas a saúde não deverá ser tida nem achada neste contexto.

Comentários

  1. Olá S! Em relação às horas semanais de trabalho do enfermeiro a questão não é terem de fazer as 40 horas. é terem assinado há muitos anos um contrato de 35h, após isto alguns colegas assinaram contratos de 40 horas a receber mais e agora os que faziam 35 horas passam a fazer as 40h sem isso se reflectir no salário. Por isso tens elementos de uma equipa a trabalhar o mesmo numero de horas e nas mesmas condições e a receber um salário diferente.... tudo o que adveio desta crise é a maior das injustiças e pior ainda aproveitam esse argumento para nos chupar tudinho até ao tutano... todos os funcionários publicos ou que trabalham para o estado são bode expiatório ( quando toda a gente sabe que não é a ia que está a despesa...)....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eia! Caramba que isso é que foi. Admito a minha limitação de conhecimentos no que ao assunto diz respeito. E a injustiça que implica critérios diferentes para situações iguais é muito grande. Compreendo todos os teus argumentos e talvez não tenha exposto a questão como pretendia.
      De qualquer forma, e independentemente de tudo o resto, tens de admitir que funcionários públicos sempre tiverem um tratamento priveligiado e quando caminhamos para uma similaridade só vemos impugnações. E ainda hoje vejo muita injustiça: comportamentos que funcionários públicos tomam que no privado, quando piscasses os olhos, já estavas no olho da rua.
      Compreendo que digas que são bode expiatório; estão a levar pela medida grande quando estavam habituados a ser intocáveis.
      É um facto de não faz qualquer sentido muitas das decisões tomadas e que quem acaba por se lixar é sempre o mexilhão.
      Mas o que pretendia evidenciar neste post é que na saúde a crise não devia ser sentida. Não devia haver esse sem número de horas extras (e este era outro assunto com pano para mangas!), não devia haver a situação que referes (discrepância entre as 35 e as 40 horas), não devia existir este sentimento (de escravidão) por parte de quem opera nesta área.

      Eliminar
    2. A saúde é demasiado preciosa para tudo isto!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.