Avançar para o conteúdo principal

Serviços públicos ao melhor nível



Com tanta alteração da legislação e regimes de tributação e o diabo a sete e meio surgiu-me uma dúvida. Coisa mais normal do mundo até que percebo que, se estamos a falar de dúvidas em sede de impostos, para quem é que eu acho que devo ligar? Finanças, pois claro! E aqui é que as perninhas me tremem.


Finanças são sempre aquele serviço especial. Quem nos atende tem tantas ou mais dificuldades que nós, acredito que muitas vezes a revolta face ao excesso de carga tributária seja superior à nossa, mas não podem opinar, têm de manter a postura e simplesmente esclarecer as questões – com o acréscimo de muitas vezes levarem com uma missa cantada sem culpa no cartório - isto é uma coisa.


Outra coisa é porem pessoas sem formação ou conhecimento adequados a esclarecerem dúvidas quando as têm em número bem superior ao nosso.


Isto resume-se a quê? Benzo-me umas três vezes e ligo para o centro de atendimento telefónico da autoridade tributária. Coloco a questão. Respondem-me através de uma explicação errada que contrario porque sei que não é assim. Insistem e eu também insisto – e agradeço aos santinhos todos por finalmente ganhar coragem de contrariar alguém! - pelo que voltam a verificar e acabam por concordar comigo. Voltamos à minha questão inicial e o enrola, enrola, faz-me deixar de acreditar na credibilidade da resposta que me poderão dar. 


Ainda assim, insisto e pergunto diretamente se é ou se não é. Responde-me que pensando no assunto acha que sim. Oh porra! Se fosse para achar também eu acho muita coisa. Tenho uma opinião que queria substituir por uma certeza. Não estou nada certa de que a resposta obtida seja a correta.


Mas de uma coisa fiquei com a certeza absoluta: os funcionários do centro de atendimento telefónico da Autoridade Tributária estão muito mal preparados para cumprirem as suas funções.


Como não sou de me queixar sem apresentar solução aqui fica:


Malta das finanças – nomeadamente Ministra Maria Luís Albuquerque –, sabem aqueles recursos todos que andam a gastar para mandar mails e notificações eletrónicas, com periodicidade quase diária, aos contribuintes? A apontar: tem de fazer a comunicação das faturas; obrigada por ter feito a comunicação das faturas; obrigada por ter comunicado antecipadamente as faturas; foram alterados trâmites nas exigências para cumprimento da legislação no que a software de faturação diz respeito; tem de entregar esta declaração; olhe que faltam 15 dias para o término do prazo da entrega desta declaração; termina amanhã o prazo; termina hoje o prazo; se não pagar as dívidas penhoramos-lhe a conta bancária; se não pagar as dívidas vamos notificar os seus clientes e vai ficar com uma imagem do carago; … e por aí fora e mais ainda. Pronto, deixem esta diarreia toda de lado e empreguem recursos na formação dos funcionários. Especialistas capazes de transmitir conhecimento a quem nos atende o telefone nas linhas de apoio. Got it? Não é difícil perceber pois não?


É que no dia em que não for cumprida a legislação, por uma informação (errada) que nos foi dada pelo vosso pessoal, as coimas e despesas administrativas e processos e penhoras e mais não sei o quê não serão perdoadas pelo facto de não saberem informar. Pensem nisto ok!?


E nem vou falar sobre a Segurança Social porque então aí é que o caldo está entornado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.