Avançar para o conteúdo principal

Do bambu ao jantar indiano navegador


Não sei se tiveram conhecimento da campanha de produtos asiáticos que esteve recentemente em vigor no Lidl.

Ora muito bem, há já alguns meses que andava com uma vontade tola de comer bambu, mas tinha de ser em tiras finas largas ou estreitas. Fomos buscar comida ao restaurante chinês lá perto de casa, mas o raio do gajo veio aos pedaços e não era assim que me estava a apetecer... Corri superfícies comerciais e o catano à procura deste desejado legume, mas nada!

Quando li no jornal  Dica que finalmente estava disponível o bendito bambu quase corri para lá como se de um caso de vida ou de morte se tratasse. Cheguei lá e a minha vontade era despejar a prateleira toda para a mala o carro e guardar tudo lá em casa não correndo o risco de voltar a ficar a aguar durante tanto tempo por uma coisa tão simples, mas pronto, resisti à tentação e trouxe só 5 frascos (vá, na verdade foi porque o marido não me deixou trazer mais!). À frente! Aproveitei que lá estava e dei uma vista de olhos aos restantes artigos e uma embalagem com dois pães indianos bateu-me no olho. Também veio comigo para casa e fiquei a matutar no que poderia fazer com tal iguaria. Depois de muito pensar saiu:

Indiano navegador
Para duas pessoas:

- Dois pães indianos de alho e coentros

- Uma lata de atum

- 16 camarões descascados

- 4 folhas de alface cortadas em juliana

- 1 lata de cogumelos pequena

- 2 fatias de queijo

- Molho de cocktail q.b. (sei que não devia, mas achei que ia ficar mesmo bem)

Preparar os pães de acordo com as instruções dadas na embalagem.

Fazer um corte longitudinal no pão, barrar com molho de cocktail. Espalhar metade da alface, metade da lata de atum, metade dos camarões, metade dos cogumelos e uma fatia de queijo cortada em pedaços. Partir a meio e servir.

Repetir no segundo pão e toca a morfar! E por acaso estavam deliciosas.



E porquê indiano navegador? Indiano por causa do pão e navegador porque os ingredientes principais vieram do mar!

(Se precisarem de ajuda para dar nomes aos vossos pratos avisem!)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.