Avançar para o conteúdo principal

Bimby, bimba e afins!


Eu não queria e sabia que tinha motivos para não querer…

A demonstração da Bimby foi o meu erro. Olhos que não veem, coração que não sente. Obviamente já tinha ouvido e lido sobre esta panela especial, mas sem a ver a trabalhar tudo era bonito. O desconhecimento era o melhor!

Mas uma amiga achou por bem dar o meu contacto para o uma demonstração. Quando soube fiquei logo com receio e sabia que era justificado.

Apesar de não querer dar o valor, tentar relativizar a coisa, aquela máquina deu-me cabo do cérebro.

Podem dizer que é bom para quem não sabe/gosta de cozinhar, mas eu sei (com as minhas limitações) e eu ADORO cozinhar e ainda assim há uma infindável lista de possibilidades que vejo espelhadas naquele utensílio.

Quanto a cozinhar pratos típico, neeeeeeeeh! Acho que continuo a preferir as minhas panelas. Mas a “cremosidade” da sopa, a rapidez dos granizados, as possibilidades de sumos (não batidos), barras de cereais, massa folhada e quebrada e areada e de piza e sei lá mais o quê, molhos (ketchup, maionese, bechamel,…) até pasta de açúcar e pasta de maçapão… até sonho com as alternativas.

Se há coisa que me corre sempre mal é o leite-creme e pelo que li, é fabuloso… mais um prego no meu caixão.

Mas depois vem a questão financeira… essa maldita! Um investimento muito avultado para a satisfação “cozinhal”. Uma luta interna, tal e qual como um combate de boxe e saltita entre a poupança, a satisfação e o investimento necessário. Quase 1.000,00€ que aquela porcaria custa… mas é tão fofa! E dá para tanta coisa e eu tenho o espaço perfeito para ela!

Passo horas a pensar no raio da máquina, até sonho com ela… e decidi tirar as teimas para melhor me ajudar a decidir. Na demonstração o prato principal executado foi um bacalhau com espinafres e batata palha no forno. Os decidi fazer o mesmo mas em lugar do bacalhau utilizei pescada e substitui os espinafres por grelos.

Assim se cria:

Pescada à brás envolvida em grelos e cobertura aromatizada

Ingredientes:

- 3 postas de pescada cozida (cozi no dia anterior e reservei para experimentar o prato) sem peles e sem espinhas;

- batata frita palha q.b.

- cebola picada

- alho picado

- 1 cenoura (grandita) picada

- grelos (usei uma embalagem de grelos congelados do Jumbo que apenas descongelei num tacho

- pão seco (usei uns croutons que já estavam quase a atingir a data de validade)

- molho bechamel (usei uma embalagem de 500ml)

- salsa, alho e azeite p.b.

Liguei o turbo interno e aqui vai disto:

Preparei um refogado com cebola, alho e cenoura picados e um fio de azeite.

Num pirex comecei por espalhar a batata palha:

 


Acrescentei o refogado:

 

Misturei os dois e adicionei a pescada:

 


Misturei tudo e juntei os grelos:

 


Voltei a misturar e espalhei o molho bechamel:

 


Mais uma mexida e ficou com este aspeto:

 


Entretanto preparei a cobertura. Numa picadora juntei os croutons, um dente de alho e a salsa. Piquei e depois juntei um fio de azeite e pique mais um pouco.
 

Espalhei o preparado por cima do que já estava e foi ao forno a 190ºC até a crosta dourar a gosto.

Saldo:

- 30 minutos a preparar (a uma velocidade cósmica);

- sujei 3 tachos (para cozer a pescada, para descongelar os grelos, para o refogado)

- sujei o liquidificador

- sujei a picadora

Com a Bimby não sujaria tanta louça e conseguiria poupar algum (no molho bechamel, cebola e alho picado – que usei congelados,…). O meu marido ficou agradavelmente surpreendido com a rapidez, não ligando peta à maneira como “flui” pela cozinha (como se tivesse um grande tubarão em aproximação para me atacar).

Faltava o teste final! A prova… em que senhor meu marido é especialista!
 

Obviamente o meu ficou melhor do que o preparado na Bimby. Acha que não faz sentido porque cozinho demasiado bem, a louça suja não foi assim tanta e o tempo espetacularmente reduzido.

Eu a pensar que ia ajudar a convence-lo e enterrei-me mais! Acha que deve ser ótimo para quem não sabe cozinhar e/ou tem filhos… e eu até acho que tem alguma razão… Mas são tantas as possibilidades de criação naquela maquineta…

Preferia tanto nunca a ter visto! Decisão difícil… muito difícil! Bastava custar metade e era tão mais fácil…

Comentários

  1. Minha culpa, minha tão grande culpa...
    1º Adoro a tua colher rosa chok :)
    2º Demoraste os 30 minutos, mas tiveste de estar sempre "em cima" do fogão, coisa que com o bimby, programas e podes ir à tua vidinha.
    3º Enquanto que com a bimby utilizas apenas uma fonte de energia, no teu cozinhado tiveste de ligar 3 fontes de energia.
    4º A loiça e equipamentos que sujas são em número superior ao que seria na bimby, logo mais água e detergente vais gastar.
    5º Sopa para L. em 25minutos já passada. Espectacular.

    Eu acho que algumas receitas mais tradicionais ficam mais saborosas no fogão do que na bimby. Pela minha modesta experiência o arroz à cabidela (tinha de ser) fica muito melhor no fogão do que na bimby.
    Por outro lado, ainda ontem preparamos um puré maravilhoso em 30min. ;)

    Tenho dito, loll

    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. S. estás contratada! pareces uma verdadeira demonstradora Bimby... Vens cá a casa convecer o meu marido, porque eu estou mais que convencida! É mesmo uma questão financeira, mas a seu tempo veremos! :) beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.