Avançar para o conteúdo principal

Papa Francisco – faz-nos voltar a acreditar

Sou católica, não praticante. Apesar da educação que tive fui-me tornando um pouco descrente. Sou batizada, frequentei a catequese, fiz a primeira comunhão e casei na igreja.
Achei que casar na igreja não fazia muito sentido, mas o noivo fazia questão (acho que sobretudo para não chocar a família) e eu cedi.
A igreja para mim é uma instituição que tem perdido muita credibilidade ao longo dos anos. Não percebo a linha que separa a orientação moral e religiosa, da máquina de dinheiro, das ações em contradição com o que é dito nas cerimónias. Vejo ostentação de riqueza quando há demasiada gente a passar fome, crianças a serem maltratadas, idosos a serem abandonados e a morrerem completamente sozinhos… Talvez não esteja muito ciente do papel da igreja na sociedade.
No dia 13 de Março foi eleito o Papa Francisco. E contra tudo aquilo que para mim era a realidade da igreja, este argentino humilde e simples mostrou-me que estava enganada. É para mim a exceção à regra. Deixou de se preocupar com o ouro, a riqueza e o luxo e dedicou-se àquilo para que foi eleito.
Ao início todos os dias ouvíamos mais uma notícia sobre um comportamento inesperado. O telefonema ao senhor que lhe vendia os jornais, o telefonema para a mulher que lhe escreveu uma carta a desabafar o desespero de considerar o aborto de uma gravidez concebida numa relação extraconjugal e tantas outras que só nos fazem sorrir ao pensar nelas. São coisas que fazem toda a diferença. Comportamentos que não são simplesmente apontarem o dedo, mas sim por ajudarem, orientarem os que precisam. E isto faz-me acreditar que ainda há gente boa!
Como em tudo, para alguns não faz sentido esta postura. Chocou muitos no Vaticano e alguns devem estar em desacordo com esta servência que o Papa vestiu.
Da minha parte, o Papa Francisco fez-me voltar a acreditar e para mim é de um líder assim que precisamos.
Quando os princípios morais se confundem com os interesses próprios, quando vivemos numa sociedade egoísta em que apenas importa o próprio umbigo, onde o objetivo diário é mostrar o que temos (e por vezes não temos), precisamos de alguém que nos mostre o outro lado da moeda.
Alguém que nos mostre a esperança, o respeito, a fidelidade, a preocupação com os outros…
Por isso o Papa Francisco foi eleito a Pessoa do Ano 2013 pela revista Time.
Por isso o Papa Francisco leva legiões e legiões de pessoas atrás de si.
Por isso é que para mim não podia ser outra pessoa!

Comentários

  1. Eu sou católica, praticante (pouco, confesso).
    Confesso que para mim, O PAPA foi o João Paulo II e este último PAPA Francisco.
    João Paulo II, pela imagem de homem bom e pela serenidade que transmitia. Contudo, não concordava com algumas ideias por ele defendidas, como por exemplo a contracepção e o aborto, temas tão polémicos ainda hoje - já no SEC XXI. No PAPA Francisco vejo esperança, pela humildade que o caracteriza. Vamos ter Fé no futuro e que o Papa Francisco irá trazer novos rumos e ordem à igreja católica, que tem dias que parecem verdadeiros vendaveis. Oxalá ele consiga "limpar" a igreja de alguns malfeitores que, por detrás da batina, são o diabo em pessoa.
    Assim, acho que a escolha da Time foi mais que acertada.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.