Avançar para o conteúdo principal

Começar

Vou começar pelo fim! Fim de uma vida em que me sentia incapaz, sem vontade de fazer alguma coisa por mim.
Nunca tive problemas em  fazer as coisas que toda a gente faz, nunca vi o facto de ser obesa como limitativo de aproveitar a vida como toda a gente. Arvorismo foi o pico da minha coragem… e hoje orgulho-me tanto de o ter feito!
Até ao dia em que tinha de sair de casa para fazer um recado, ir ao shopping tratar de uma prenda… uma coisa banal portanto, e nessa altura deitei-me na cama, disse que não queria sair de casa, não queria que ninguém me visse, que era simplesmente uma abominação e sentia demasiada vergonha do que as outras pessoas iam ver.
Bati no fundo, vi-me de uma forma que nunca me tinha visto, senti-me de uma forma que nunca me tinha sentido. Olhei-me ao espelho e vi um monte de banha que em nada correspondia ao que queria ser.
É verdade que a obesidade implica, pelo menos no meu caso, dificuldades acrescidas em algumas tarefas básicas como apertar cordões, mas sempre desvalorizei isso, sempre me senti confortável com o que era.
Ok, claro que gostava de me sentir mais atraente, não viver um drama cada vez que compro umas calças, mas não me incomodava ser assim, ou pelo menos não me incomodava o suficiente para querer mudar.
Até esse dia… um dia em que adiei uma tarefa básica, devido à minha imagem.
O nojo, a repugnância possivelmente (ou para mim, certamente) sentida pelas pessoas que se cruzariam comigo foi demasiado para mim e deu-se por fim a mudança.
Começar… começar a fazer alguma por mim, fazer melhores opções na minha vida e estabelecer novas prioridades.
E acho que este acontecimento fez click em mim e saí de casa para começar a correr, ultrapassei a vergonha de alguém ver uma gorda a tentar fazer alguma coisa que os mais magros fazem com facilidade (ou pelo menos eu acho que sim). Releguei os olhares de desdém por aqueles que não compreendem as barreiras ultrapassadas para fazer aquilo que faço e lutei, arrisquei.
Hoje sinto-me diferente… quero continuar a fazer isto por mim. A minha timidez (que muitos associam a arrogância) está a ser aos poucos reduzida e é impressionante o resultado obtido. A forma simpática como as funcionárias das lojas respondem a esta mudança no meu comportamento, a facilidade de comunicação com os colegas, a forma como opino sobre este ou aquele assunto…
Continuo a ser gorda e serei por muito tempo, talvez para sempre, mas sinto-me melhor e isso é o mais importante.
Hoje valorizo o facto de apertar os cordões sem ficar ofegante e baixar-me e levantar-me sem ficar “perra” e com dores nos joelhos e nas costas.
Hoje sinto-me melhor com aquilo que sou.
Acho sinceramente que nunca é tarde demais para começar… e eu sinto que comecei!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.