Avançar para o conteúdo principal

Novo cardeal diz que se deve dar mais valor à mulher em casa

Lido no Público:

"Manuel Monteiro de Castro é um dos 22 novos cardeais aos quais Bento XVI vai entregar, neste sábado, os anéis e os barretes cardinalícios. Nesta sexta-feira, o clérigo português surge em duas entrevistas a defender que o Governo deveria apoiar mais as famílias, para que a mulher pudesse ficar em casa e “aplicar-se naquilo em que a sua função é essencial, a educação dos filhos”.

Em entrevista ao Correio da Manhã, Monteiro de Castro afirma que “o maior problema de Portugal” é o “pouco apoio que o Estado dá à família”. “A mulher deve poder ficar em casa, ou, se trabalhar fora, num horário reduzido, de maneira que possa aplicar-se naquilo em que a sua função é essencial, que é a educação dos filhos”, sustenta.

A resposta surge na sequência de uma pergunta sobre se está a acompanhar a situação difícil do país. O mesmo acontece na entrevista que o novo cardeal português dá ao Jornal de Notícias, na qual insiste que “Portugal tem de dar mais força às famílias, pôr os nossos portugueses a produzir em Portugal e não fora”. “Devíamos dar muito mais valor à família e ao valor da mulher em casa”, continua.

O trabalho da mulher a tempo completo, creio que não é útil ao país. Trabalhar em casa sim, mas que tenham de trabalhar de manhã até à noite, creio que para um país é negativo. A melhor formadora é a mãe, e se a mãe não tem tempo para respirar como vai ter tempo para formar”, questiona Monteiro de Castro, ainda na entrevista ao Jornal de Notícias.

A mulher perdeu muito do valor que tinha. Tem muito valor num sentido mas noutro… Um país depende muito, muito das mães, pois é ela que forma os filhos. Não há melhor educadora que a mãe”, considera. Monteiro de Castro diz mais: “Mas se a mãe tem de trabalhar pela manhã e pela noite e depois chega a casa e o marido quer falar com ela e não tem com quem falar… Isto é, uma família bem organizada é uma base fundamental para um país.”

Na essência, é a mesma resposta que deu ao Correio da Manhã: “A mulher deve poder ficar em casa, ou, se trabalhar fora, num horário reduzido, de maneira que possa aplicar-se naquilo em que a sua função é essencial, que é a educação dos filhos.”

Monteiro de Castro, de 73 anos, desempenhou as funções de núncio (embaixador) do Vaticano em vários países, o último dos quais em Espanha. Aí, foi várias vezes criticado pelo arcebispo de Madrid, Rouco Varela, por ser demasiado moderado e insistir em estabelecer pontes com o Governo socialista de José Luis Zapatero."

Eu acho que pais e mães deviam ter mais tempo para passar com os filhos porque cada vez mais a prioridade são as condições financeiras em detrimento das condições emocionais... e se pudessem passar mais tempo com filhos sem serem criticados pela entidade patronal e sem serem vistos como um peso porque têm filhos, então era fantástico.

Sei que na maioria dos casos, quando uma funcionária diz à entidade patronal que está grávida, é vista de forma diferente... sua criminosa! andas a pensar em filhos, em vez de dares prioridade ao teu trabalho... Agora vai ser consultas, exames, ... e mais não sei quantos meses sem trabalhar! E acho que toda a gente percebe o que quero dizer...

Este é o ponto de vista que compreendo, mas daí até dizer que a função essencial da mulher é ter filhos e que perde muito valor por trabalhar fora de casa de manhã até à noite... Espera aí! Mas que valente bosta vem a ser esta?
Sim, um dia gostava de ter 1 ano de licença ou 2 ou 3... se calhar! Gostava a de poder trabalhar menos horas? Sim, claro! Mas acho que o pai tem a mesma obrigação e os direitos e obrigações devem ser partilhados!
Mas as mulheres que antes ficavam em casa a tratar da lida doméstica e dos filhos, hoje trabalham todo o dia e ainda tratam da lida doméstica e dos filhos! Se isto é perder muito valor... desculpe lá!
Adoro a minha independência... já estive desempregada e é foi das piores experiências da minha vida! Mas pelos vistos também não temos direito a opinião... fertilidade é apenas o que interessa!
Sinto-me ofendida com algumas das afirmações deste senhor... mas então aquela do marido chegar a casa e não ter com quem conversar... Alto e pára o baile! Acho que o tempinho em que não se levantava cabelo já lá vai e aquele em que as mulheres levavam no pêlo e serviam os maridos sem pensarem em si também! Não sei, se calhar sou uma grande tola, maluca, em pensar que as coisas felizmente não são como eram.

Naturalmente todos os meus comentários têm também em consideração as excepções! Ainda hoje sei que há muitas mulheres cujo único objectivo de vida é encontrar um marido e procriar! Não têm quaisquer ambições profissionais e ter filhos é o único e grande objectivo de vida. Nada contra isso, cada um sabe de si e sabe o que quer, apenas acho que quem não pensa assim, não tem menos valor por isso!

Sei que estou a reduzir o texto ao seu pior significado, mas houve certas coisas que li... até se me revoltam as tripas...

Comentários

  1. Pena é que, infelizmente, muitos homens pensam e agem dessa maneira..
    Ou seja, as oportunidades de trabalho (p.e.) não são as mesmas para a mulher e para o homem.. E depois, claro está, o homem dá provas de ser competente. Contudo como é que sabem que a mulher perante o mesmo desafio e tendo a oportunidade, não faria tão bem ou melhor que o homem???

    enfim... concordo contigo.

    a Mulher/Mãe/Esposa/Amante/Dona de Casa.. desdobra-se em mil e uma tarefas.
    E falar da mulher somente na versão de mãe, dona do lar, submissa.. por favor!!!
    Isso é muito redutor..

    Penso que o ideal é o equilíbrio entre família e trabalho. Tenho dito!

    Kiss Kiss.

    S.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.