Avançar para o conteúdo principal

"Geração à rasca"

Pelos vistos é esta a denomição que dão à nossa geração. Num ponto existe consenso:
somos é geração mais qualificada e a que tem mais dificuldade em "vingar" no mundo do trabalho.

Ontem deu uma reportagem na SIC que muito sinceramente ficou aquem da minha expectativa. Numa reportagem de Portugal 2011, Geração à rasca, os intervenientes foram:
- António Cruz Serra, Presidente do Instituto Superior Técnico de Lisboa que basicamente disse que os licenciados desta instituição tinham quase 100% de empregabilidade (no período de 6 meses) e enquanto se babava e gabava de forma que considerei desadequada disse que para ali só iam os bons alunos e o bem mais precioso da instituição era o canudo...
Permito-me discordar até porque todos os dias vemos óptimos alunos, com elevado nível de conhecimento mas maus (ou péssimos) profissionais. Saber muito não significa que o saiba aplicar na prática e quem não souber aplicar na prática pode ter muitos canudos...
- Reitor da Universidade de Coimbra que basicamente se preocupou mais em dar uma aula de economia do que em falar do assunto proposto na entrevista. Temos de lutar pelos nossos objectivos e não ficar à espera que as coisas aconteçam, todos concordamos, mas só quem passa por essas lutas infrutiferamente é que sabe dar o valor, portanto não fale quem não sabe. Pode ser muito bom como reitor e até a dar aulas (se dá!), mas a aproximação da realidade deixa a desejar.
- Recém-licenciado em Cinema, jovem com 22 anos, salvo erro, licenciado em cinema foi o exemplo mais generalista e representativo da actual situação do país e dos jovens recém-licenciados que a SIC arranjou para ilustrar a situação que actualmente se vive no nosso país. Não é que tenha o que quer que seja contra os formados nesta área, mas caramba... podiam pôr alguém licenciado em História ou nessas coisas bem esquisitas que ninguém percebe para que existem, só para ser pior.
Todos os dias vemos enfermeiros, engenheiros, professores,... (e economistas ou gestores, claro!) que espelham a situação que se vive... pessoas com esta formação que nos atendem na caixa do supermercado, que estão no balcão dos correios,... e que para além de viverem frustrados com a situação em que estão, simultaneamente retiram a possibilidade de emprego a pessoas com menos formação.

Estive desempregada durante um ano (depois de ter estado empregada durante 3,5 anos e emprego do qual saí porque já estava com cerca de 5 salários em atraso), trabalhei enquanto me licenciei e sei bem o que é procurar, tentar, desesperar e não conseguir. Apesar de trabalhar à cerca de 3 anos na empresa onde estou, não posso deixar de me sentir solidária com todos os que passam por situações iguais ou idênticas.
Ou por falta de experiência, por excesso de experiência, excesso de formação, falta de formação, tudo são motivos para não nos oferecerem trabalho ou então nos proporem empregos em condições... "desadequadas" (porque 5€ à hora a recibos verdes, é no mínimo desadequado)!

Quanto à SIC, acho que podia ter sido muito mais interessante a reportagem que fizeram! Pensava que ia demonstrar aquilo que tantos de nós sente, mas sinceramente fiquei um pouco desiludida!

Acho que vou ouvir só mais uma vez os Deolinda!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.