Avançar para o conteúdo principal

Cerimónia e missal... tarefa muito complicada!

Quando fomos falar com o Sr. Padre, na semana passada pedimos-lhe algum tipo de ajuda na execução do missal, para nos certificarmos de que este trabalho iria ter alguma utilidade...
Disse-nos que falassemos com um senhor que, pelos vistos, é muito entendido nestas coisas e que nos iria ajudar.

Tencionavamos ligar no fim-de-semana, mas na 6.ª feira anteciparam-se e marcaram uma reunião no dia 1 de Março exactamente para a escolha das leituras.

Na 2.ª feira passada lá fomos...
começaram por dizer: "Vamos então apresentar-vos o decorrer do ritual do matrimónio, cerimónia sem missa.

E nós logo... ah não e tal porque nós vamos optar por cerimónia com missa, mostra a seguir é???
O senhor em questão olha para nós e diz:
Vocês por acaso já leram o rito do matrimónio? Não é com missa e a o nosso padre não faz com missa! Se quiserem missa arranjam outro padre (a um mês do casamento... era só que me faltava!).
E nós pronto, ok! Andamos aqui armados em religiosos ou o caneco! Seja sem missa, só temos de alterar o missal todo!
 
O senhor lá faz a sua apresentação... chega ao fim e nós, mais uma vez muito desadequados, porque pelos vistos queremos fazer coisas que não passam pela cabeça de ninguém:
E quando é que podemos fazer a entrega do ramo a Nossa Senhora?
O senhor olha para nós:
No ritual do Matrimónio não consta essa passagem pois não? Então não existe, o nosso padre não faz!
Quem quiser fazer a entrega do ramo, no final da cerimónia, após as assinaturas no salão nobre (sim, porque não passe pela cabeça de ninguém que o sr. padre deixa fazer as assinaturas no altar!!!) volta à igreja e nessa altura faz a oferta!
E nós... aaaah! Nunca nos passou pela cabeça essa situação, mas ok!
E o senhor novamente:
É como esta mania americana que agora se ganhou de "o noivo pode beijar a noiva"... não vem no ritual do matrimónio pois não? Então não é para acontecer...
 
Resumindo, já nem posso ver o ritual do matrimónio à minha frente! Ainda bem que nos chamaram para escolher as leituras... ainda bem que podemos escolher alguma coisa!
Acho revoltante este tipo de situações! Se optamos por casar pela igreja é porque acreditamos... o padre é simplesmente o transmissor da palavra de Deus! Não me parece que Deus queira que os noivos fiquem desiludidos com a cerimónia que vai ser imposta por terceiros...
Não podemos ter missa... ofertório... também não posso decorar a igreja a gosto porque são as zeladoras que decidem!
A sensação que tenho é a de que vou entrar na igreja para fazer o que os outros querem, à maneira deles, sem direito a opinião sequer!
Parece-me que isto apenas faz com que as pessoas se afastem da igreja... tanta intransigência... nem o beijinho!!!!

Comentários

  1. Pregam a tolerancia mas depois são os mais intolerantes... lembrem-se que o que interessa é que nesse dia vão iniciar a vida a dois, mais missa ou menos missa, o que interessa são vocês ;)

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente nunca ouvi falar de tal coisa. Nem o beijinho :(

    E esta Hein!!!

    Tranquilidade o que interessa é que vocês estejam bem e tudo o resto se resolve.

    Beijinho Grande

    ResponderEliminar
  3. Pois, ainda gostava de saber onde é que, nessa altura, tinha enfiado o contacto de email e de telefone da cantora da Cerimónia...

    Eu podia ter tratado do Missal!!! Sem stresses e sem vos chatear com picuinhices!

    Quando celebrarem as Bodas de Prata já sabem que contam comigo para isso... :)

    Beijinhos afinados*

    Ana Celeste

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.